Fotos Históricas

Da greve geral de 1958 até os dias atuais

A história do sindicato

No dia 14 de setembro de 1958 no salão Becker em assembléia geral, 149 homens e mulheres fundaram a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul. Logo em seguida, no dia 7 de dezembro de 1958, no mesmo salão Becker, em Assembléia Geral, 220 homens e mulheres votaram e aprovaram a transformação da Associação dos trabalhadores, em Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de São Bento do Sul. A luta continuou, até que no dia 9 de fevereiro de 1960 o Ministério do Trabalho; Indústria e Comércio; com sede no Rio de Janeiro, concedeu em caráter definitivo a Carta Sindical, oficializando o nosso Sindicato.

Três companheiros lideraram a luta inicial, Foram eles: Vitor Vidal dos Santos (Presidente), empregado da hoje extinta Fábrica de Móveis Zipperer; Aldo Antônio da Silva (Secretário Geral), na época trabalhador da empresa Augusto Klimek S/A ; Willibaldo Behs (Tesoureiro), que era trabalhador da antiga empresa Fabrica de Móveis Leopoldo Ltda. Esses três líderes, entre tantos outros companheiros de vanguarda, deram início a esta empreitada, combatendo a exploração do homem pelo homem, do trabalhador pelos patrões. Assim chegamos hoje aos 50 anos de lutas, destes, 18 anos filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores), a maior Central Sindical da América Latina.

Com a filiação a CUT (Central Única dos Trabalhadores) o sindicato passou mais fortemente a defender e representar os trabalhadores. Mas a luta continua até hoje, pois, tem alguns locais de trabalho, ainda persistem problemas antigos. Nestes 50 anos de luta, o Sindicato junto com os trabalhadores e trabalhadoras de São Bento do Sul e Campo Alegre SC, lutaram por melhores condições de vida. Importante frisar que o movimento sindical vem trabalhado para que cada companheiro ou companheira tenha o melhor para a sua vida e de sua família.

Em todos estes anos, lutamos por salário digno, redução de jornada de trabalho para 40 horas, educação de qualidade, melhores condições de saúde, transporte de qualidade, dentre outros.